Fechar a própria empresa, com certeza, é algo que nenhum empresário quer. Mas se isso acontecer, o empreendedor precisa tomar certos cuidados para que, além de um acontecimento triste, isso não se torne um problema maior para ele.


O que acontece é o seguinte: a entidade encerra as atividades, depois disso passa por todos aqueles processos como venda de estoque restante, entrega, descaracterização do ponto (se for o caso), etc., e muitas vezes, a parte legal do CNPJ fica em segundo plano.


O que o proprietário não sabe (ou não para pra pensar sobre), é que a empresa com CNPJ aberto, mesmo sem movimentar, ainda deve entregar muitas obrigações fiscais junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. As obrigações não enviadas, geram multas (que muitas vezes são altas) e dificultam mais ainda o processo de baixa.


Em alguns casos, dependendo do órgão, só é possível dar baixa totalmente no CNPJ após o envio de todas as declarações em aberto. O que pode ser feito é uma suspensão no CNPJ para que a obrigatoriedade do envio das declarações pare, e aí sim, fazer todo o processo de regularização para efetuar a baixa.



E se a empresa tiver dívidas?


No caso de, após a baixa, existirem dívidas, estas são transferidas para o CPF do contribuinte (isso para os impostos federais). Dependendo da legislação do local, no que se refere à dividas junto a estados e municípios, pode ocorrer o mesmo caso das obrigações fiscais, ou seja, só será dada baixa definitiva no CNPJ, após honrar as dívidas.


Procure sempre a orientação de um profissional. Na Consult Contábil, temos uma equipe especializada e pronta para lhe ajudar e guiar da melhor forma possível em qualquer caso.


Clique AQUI para solicitar uma proposta.